sábado, 16 de abril de 2011

Big Brother e a sociedade brasileira

"Antes as pessoas eram famosas por algo que fizeram.Agora, são famosas pela fama em si mesmas.Fama virou atributo moral nesse país.." ( Do filme "Ed tv" )

Refletindo sobre a "mobilização paralizante" que o Big Brother causa na sociedade brasileira,o fenômeno me intriga : Por quê programa como "esse" causa tanta impacto no público ? Ou,indo mais longe (ou nem tanto) usando um sociologismo "achista" nada empírico : O que o Bbb tem á ver com a sociedade brasileira ? Dada a tamanha identificação do programa com o público tupiniquim ?
 Primeiramente creio que o "bisbilhotar" o próximo e cuidar da vida alheia é algo muito comum em nossa cultura personalista,diferente de outras culturas mais centradas em si mesmo,e até individualista,como os japoneses.
Além da sexualidade explícita e sem maiores contrangimentos da emissora ao transmitir  cenas com conteúdo quase erótico em horários nem tão alternativos assim.Com certeza a sexualização precoce que presenciamos cada vez mais latente me nossos jovens,deve-se em grande parte pela "liberalidade demasiada" em que a mídia expóe seus conteúdos visando apenas o ganho da audiência,desporvida de qualquer padrão moral ou compromisso com a educação de seu público,somando-se ao fato de passar a imagem do sexo como algo pejorativo e o corpo como uma mercadoria a ser exibida e eventualmente até leiloada pela primeira revista masculina com fotos de nudez.
O programa reflete muito da era pós moderna em que vivemos,época em que é exaltado "o prazer aqui e agora",o lucro fácil a exposição da imagem e do estético sem uma análise de seu conteúdo,valores de uma sociedade imediatista e utilitarista guiada por um mercado de consumo que cada vez mais necessita de pessoas como produtos,para que assim divulguem produtos e lucrem com a lógica perversa de um capitalismo  humano apenas em sua aparência. Prova disso são personalidades dos "brother" criadas estratégicamente visando o público bestializado,assim sempre aparecem as cativantes ou os polêmicas,muitas vezes escondendo sua personalidade real ,já que sabem que estão sendo constantemente filmados para o grande circo armado que virou a televisão brasileira.
 Desse modo,há de se considerar que não existe espetáculo sem plateia,nesse sentido a audiência do programa é explicada pelo mesmo satisfazer as necessidades simbólicas de seus telespectadores. Não sei se podemos culpar o povo pelo consumo do lixo cultural,uma vez que esse historicamente não foi educado para pensar e sim para contemplar o que lhe é imposto,tanto na arte como na política,nos ordenamentos e nas várias esferas do mundo social. Num mundo capitalista da estética a e dos 15 minutos de fama (mais um pros comerciais) quem ganaha são as emissoras,os milonários anunciantes,e os "talentosos brothers",ou "heróis" como diz o apresentador,quem perde com certeza é a sociedade..

Um comentário:

  1. De fato os enunciados se comprovam. Há uma industria que comanda tanto as produções midiaticas quanto os dissidentes economicos da população e isso devido ao controle estabelecido ora pela capacidade profana da publicidade, ora diversificado pela rouparem aplicada em seriados meramente comerciáveis. O objetivo é um só fomentar entusiasmaticamente o capitalismo.

    ResponderExcluir